FAQs

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Geral

Categoria Geral

01. Como posso recuperar a minha palavra passe?
Caso tenha se esquecido da sua palavra passe, siga os seguintes passos: Para o motorista/passageiro:
  1. 1. Abra a sua App mobi e toque sob a opção “Esqueci o PIN”;
  2. 2. Digite o número de telemóvel que utilizou durante a criação da sua conta mobi e aguarde pelo código de verificação (OTP) a ser enviado para o seu telemóvel;
  3. 3. Digite este código, insira o novo PIN, a confirmação do novo PIN e toque sob o botão “Enviar”.
02. O que é uma rota?
É um percurso a ser realizado pelo motorista/passageiro, partindo de um local (origem) para o outro (destino).   Nota:  
  1. i. Para os serviços Azul e Branco e Girabairro (rota fixa), as rotas são pré-definidas, bastando apenas que o motorista/passageiro digite as iniciais do local de origem/destino pretendido e selecione a alternativa que procura.
  2. ii. Para os serviços mobi táxi, Girabairro (rota livre) e mototaxi, as rotas são livres, podendo o passageiro informar por via da App quais os pontos de origem e destino pretendidos.
03. O que é o código OTP e para que serve?
OTP é uma sigla do termo em inglês “One Time Password ou One Time PIN”, representa um código com 6 dígitos, enviado pela plataforma mobi para o telemóvel do utilizador afim de validar a sua autenticidade.
04. Que opções de pagamento de viagens a mobi dispõe?
De acordo com o tipo de serviço e rota a utilizar, a mobi disponibiliza as seguintes opções de pagamento:  
    • 1. Dinheiro (Cash): disponível apenas para os serviços de rota livre;
    • 2. Débito automático pela carteira digital:
      • 2.1 Para o caso das rotas fixas este débito é realizado mediante a leitura de um ou dois QR-Code disponibilizado pelo motorista;
      • 2.2 Caso o utilizador não se faça acompanhar do seu telemóvel, a mobi dispõe da funcionalidade “Solicitar pagamento” na App do motorista para que seja cobrado o custo da viagem ao passageiro.

Para as Staffs

01. Lidero uma Staff de taxistas. Como podemos aderir à mobi?
A adesão à mobi é feita obedecendo os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda a hiperligação mobi.co.ao e clique em “Regista-te”;
  2. 2. Preencha os dados requeridos e submeta a informação clicando sob o botão “Registar”;
  3. 3. Aguarde pela verificação e aprovação da mobi.
02. Como aceitar/rejeitar um pedido de adesão à Staff?
Para aceitar/rejeitar um pedido de adesão de motoristas à Staff, obedeça dos seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao Menu Gestão de solicitações e clique em “Solicitações Recebidas”;
  2. 2. Localize a solicitação que deseja aceitar/rejeitar e clique sob a opção “Aceitar” ou em “Rejeitar” caso o pedido não cumpra com os requisitos da Staff;
  3. 3. Se clicar em aceitar, defina o tipo de Quota a atribuir ao motorista e aplique ao motorista.
03. Como enviar um pedido de adesão a um motorista?
  Para enviar um pedido de adesão a um motorista, obedeça dos seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao Menu Gestão de solicitações e clique em “Nova Solicitação”;
  2. 2. Insira o número do telemóvel do motorista que pretende enviar a solicitação;
  3. 3. Insira o tipo de Quota a atribuir ao motorista e o valor associado;
  4. 4. Clique no botão Enviar Pedido e aguarde pela aceitação do motorista.
04. Como registar na plataforma mobi, um veículo (viatura ou motorizada) sob a gestão da Staff?
Para registar um novo veículo, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação da Staff e clique em “Gestão de Veículos”;
  2. 2. Clique sob o botão adicionar, localizado no canto superior direito da Página “Gestão de Veículos”;
  3. 3. Seleccione o tipo de serviço do qual o Veículo poderá operar;
  4. 4. Preencha os demais dados requeridos e clique em “Enviar”.
05. Como registar um membro (não taxista) da minha Staff (cobrador, protocolo, administrativo, etc)?
Para registar um novo membro à sua Staff, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação da Staff e clique em “Meus Membros”;
  2. 2. Clique sob o botão adicionar, localizado no canto superior direito da Página “Meus Membros”;
  3. 3. Seleccione a ocupação (categoria) do membro na Staff;
  4. 4. Preencha os demais dados requeridos e clique em “Enviar”.
06. Como transferir a facturação da Staff para uma conta bancária?
A transferência da facturação dos veículos afectos à Staff requer os seguintes procedimentos:

  1. 1.Adicionar os dados bancários no perfil da Staff, com base nos seguintes passos:
    1. i. Aceda ao Menu perfil da sua conta Staff, localizado na parte superior direita da Página principal da Aplicação da Staff;
    2. ii. Clique em “Detalhes bancários”;
    3. iii. Preencha os dados requeridos e clique em “Enviar”.
  1. 2.Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação da Staff e clique em “Envio/histórico de débitos”;
  2. 3.Insira o valor que deseja transferir para o IBAN indicado;
  3. 4.Clique em “Enviar pedido”.
07. Como rastrear os veículos sob a gestão da Staff?
O rastreio do veículo é feito com base no GPS do telemóvel do motorista filiado à Staff. Para tal, são requeridos os seguintes procedimentos:

Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Rastrear meus veículos”:
    1. a. A Staff poderá localizar o veículo pretendido mediante a matrícula do veículo, bastando inseri-la no filtro localizado à esquerda do mapa;
    2. b. Em caso de ser necessária a actualização dos dados do posicionamento das viaturas, poderá fazê-lo clicando sob o botão “Actualizar dados do mapa”, localizado na parte superior direita do mapa;
    3. c. A Staff pode de igual modo aumentar ou reduzir o “ZOOM” do mapa, clicando sob os botões “+” ou “-” localizados na parte inferior do mapa.

Para os Motoristas

Categoria Motorista

01. O que é possível fazer com uma conta mobi motorista?
Com a sua conta mobi motorista é possível:
  1. 1. Visualizar a sua faturação diária em tempo real;
  2. 2. Consultar as viagens realizadas de forma fácil e rápida;
  3. 3. Receber o pagamento de passageiros de forma automática, sem exigir dinheiro trocado;
  4. 4. Receber o pagamento de passageiros mesmo que este não tenha um smartphone disponível; basta apenas que este tenha uma conta mobi passageiro;
  5. 5. Pagar as quotas à sua Staff por via da App de forma fácil e rápida;
  6. 6. Enviar e receber pedidos de adesão à uma Staff sem a necessidade de se deslocar;
  7. 7. Manter-se actualizado com os comunicados das Staffs e da MOBI por via das notificações enviadas por via da App;
  8. 8. Escolher as viaturas que lhe foram atribuídas, do mesmo modo para os vários serviços, por apenas um clique.
02. Não consigo alterar o meu estado de desconectado para conectado. O que fazer?
Após o login do motorista, caso não consiga estar conectado, verifique as seguintes possibilidades:
  1. 1. Selecção do veículo padrão: é requerido que o motorista tenha um veículo selecionado para que desenvolva a atividade de táxi no serviço pretendido;
  2. 2. Para o serviço Azul e Branco ou o Gira-bairro de rota fixa, garanta que o motorista tenha seleccionado uma rota fixa pela qual poderá trabalhar.
03. Como configurar a minha conta para operar um serviço mobi?
A configuração da conta é feita uma única vez para cada tipo de serviço, com excepção ao serviço Azul e Branco que é requerida a actualização da rota do motorista sempre que for necessário.

Para configurar a sua conta siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Após o login, aceda ao menu da App mobi e clique em “Definições”, seguidamente clique em “Gestão de Serviços”;
  2. 2. Seleccione o tipo de serviço que pretende realizar e clique em “Guardar”;
  3. 3. Seleccione o veículo com o qual pretende operar ou aceda novamente ao menu “Definições”, seguidamente clique em “Gestão de veículos”, selecione o veículo e clique em “Guardar”.
04. Como visualizar os passageiros mobi que se encontram no interior da minha viatura?
Esta opção encontra-se disponível apenas para os serviços de rota livre.

Na caixa informativa que aparece na parte inferior do ecrã principal da App mobi motorista, é possível visualizar a quantidade de passageiros mobi que tenham iniciado a viagem com o motorista corrente. Quando clicado sob círculo que contém o número em referência, é possível visualizar cada um dos passageiros abordo.
05. Como adicionar os meus dados bancários na minha conta mobi?
Para adicionar/actualizar os dados bancários do motorista, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu da App mobi, clicando sob os três pontos que se encontram na parte superior esquerda do ecrã;
  2. 2. Aceda à opção “Definições” e de seguida clique em dados Bancários;
  3. 3. Insira os dados bancários requeridos e clique em “Guardar”;
  4. 4. Insira o PIN da sua conta mobi e clique em “Submeter”.
06. Como transferir a minha facturação para uma conta bancária?
Para realizar esta operação, primeiramente é requerido que se adicione os dados bancários do motorista. De seguida, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu da App mobi motorista e clique em “Transferências”;
  2. 2. Insira o montante que deseja transferir para o IBAN pretendido;
  3. 3. Insira o PIN da sua conta mobi e clique em “Submeter”.
  4. 4. Aguarde pela confirmação de transferência enviada pela mobi.
07. Como aderir a uma Staff a partir da App mobi?
A adesão à Staff pode ser feita durante o registo do motorista ou a posteriori. Para o caso de um motorista registado, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu da App mobi motorista;
  2. 2. Clique sob a opção “Pedidos de Staff”;
  3. 3. Clique em “Aderir a uma Staff”;
  4. 4. Procure ou selecione a Staff que pretende aderir e clique sob o botão “Enviar Pedido”.
  5. 5. Aguarde pela aprovação da Staff.
08. Como pagar as minhas quotas da Staff a partir da App mobi?
Para o pagamento das quotas à Staff, é inicialmente requerida a aprovação da adesão a esta Staff. De seguida, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu da App mobi motorista;
  2. 2. Clique sob a opção “Quotas da Staff”;
  3. 3. Seleccione a modalidade da quota (única, diária, semanal e mensal);
  4. 4. Procure pela Quota que deseja liquidar e clique em “Pagar”.

Para os Passageiros

Categoria Passageiro

01. Como descarregar e instalar a App MOBI Passageiro?
  1. 1. Aceda a Apple Store ou a PlayStore e procure pela App “mobi passageiro”;
  2. 2. Na página dos resultados, seleccione a App com a logomarca da MOBI;
  3. 3. Instale a aplicação no seu smartphone fazendo um clique sob o botão instalar;
  4. 4. Após a instalação, clique sobre o ícone da App MOBI para abri-la.
02. Como posso criar uma conta mobi Passageiro?
  1. 1. Clique sob o ícone da App mobi passageiro;
  2. 2. Após a inicialização da App, clique em Registar-se (ver na parte inferior do ecrã);
  3. 3. Preencha os seus dados pessoais;
  4. 4. Defina um código PIN de 4 dígitos;
  5. 5. Clique em Registar-se;
  6. 6. A mobi enviará para o seu telemóvel, um código de 6 dígitos para a validação do contacto telefónico (OTP);
  7. 7. Insira o código e clique em Verificar OTP.
03. O que é possível fazer com uma conta mobi passageiro?
Com a conta mobi passageiro é possível:
  1. 1. Reservar uma viagem nos vários serviços da mobi (mototaxi, Gira-bairro e mobi taxi);
  2. 2. Realizar pagamentos de viagens por via da carteira digital ou em dinheiro (para rotas livres);
  3. 3. Habilitar-se aos benefícios divulgados pela mobi por via da App;
  4. 4. Consultar as viagens realizadas;
  5. 5. Carregar a carteira digital;
  6. 6. Transferir saldo mobi para outros passageiros;
  7. 7. Alterar o idioma da App (Português ou Inglês);
  8. 8. Contactar a mobi enviando uma mensagem pela App ou visualizar os contatos de apoio ao cliente.
04. Como visualizar os táxis Azul e Branco com destino à minha paragem?
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço Azul e Branco;
  2. 2. Clique na caixa “Para onde”, localizada na parte superior do ecrã principal da App;
  3. 3. Preencha a caixa de texto com as iniciais do seu local de destino ou selecione-o caso esteja disponível na lista de rotas;
  4. 4. Clique em procurar e aguarde pelo resultado.
05. Já tenho uma conta mobi Passageiro. Como chamar um mobi táxi?
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço mobi táxi;
  2. 2. Clique na caixa “Para onde”, localizada na parte superior do ecrã principal da App;
  3. 3. Preencha a caixa de texto com o local de destino que pretende e clique em Concluído;
  4. 4. Clique em procurar;
  5. 5. Escolha e toque na categoria da viatura (Económico, Conforto ou Premium) pela qual pretende viajar e a opção de pagamento a utilizar (crédito ou dinheiro);
  6. 6. Clique em reservar agora ou em reservar mais tarde;
  7. 7. Caso tenha escolhido a opção reservar agora, aguarde pela aceitação do motorista mais próximo.
06. Como obter a estimativa de preço para a uma viagem mobi táxi?
Nota: as estimativas podem ser úteis, mas não garantem o valor final pois podem estar sujeitas a factores externos como o tempo ou o trânsito.

Para obtê-la é necessário seguir os seguintes passos:
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço mobi táxi;
  2. 2. Clique na caixa “Para onde”, localizada na parte superior do ecrã principal da App;
  3. 3. Preencha a caixa de texto com o local de destino que pretende e clique em Concluído;
  4. 4. Clique em procurar;
  5. 5. Navegue com o dedo na caixa de diálogo que contém a categoria das viaturas (Económico, Conforto ou Premium) e visualize a estimativa de preço.
  6. 6. O utilizador pode clicar na opção (i), localizada na parte superior do veículo ilustrativo, afim de visualizar a forma de cálculo para a estimativa apresentada.
07. Como reservar uma viagem mobi táxi para um horário a minha escolha?
A reserva de uma viagem mobi taxi obedece os seguintes procedimentos:
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço mobi táxi;
  2. 2. Clique na caixa “Para onde”, localizada na parte superior do ecrã principal da App;
  3. 3. Preencha a caixa de texto com o local de destino que pretende e clique em Concluído;
  4. 4. Clique em procurar;
  5. 5. Escolha e toque na categoria da viatura (Económico, Conforto ou Premium) pela qual pretende viajar e a opção de pagamento a utilizar (crédito ou dinheiro);
  6. 6. Clique em reservar mais tarde;
  7. 7. Toque na linha correspondente ao dia e definida a data que deseja;
  8. 8. Toque na linha correspondente a hora e definida a hora que deseja viajar.
  9. 9. Clique em confirmar.
08. Já tenho uma conta mobi Passageiro. Como chamar um moto-táxi?
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço mototáxi;
  2. 2. Clique na caixa “Para onde”, localizada na parte superior do ecrã principal da App;
  3. 3. Preencha a caixa de texto com o local de destino que pretende e clique em Concluído;
  4. 4. Clique em procurar;
  5. 5. Aguarde por 30 segundos pela licitação (oferta) dos mototaxistas;
  6. 6. Após a apresentação das ofertas, escolha o motorista com a proposta que pretende;
  7. 7. Escolha a forma de pagamento (crédito ou dinheiro);
  8. 8. Clique sob o botão “Confirmar motorista”;
  9. 9. Forneça ao motorista o código de segurança para o início da viagem.
09. Já tenho uma conta mobi Passageiro. Como pagar uma viagem de moto-táxi (rota-fixa)?
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço mototáxi;
  2. 2. Clique sob o botão “Ler QR”;
  3. 3. Solicite o código QR do mototaxista e aproxime-o à sua câmara;
  4. 4. Após a leitura e reconhecimento, insira o valor da viagem;
  5. 5. Clique sob o botão “Enviar”.
10. Já tenho uma conta mobi Passageiro. Como chamar um girabairro?
  1. 1. Na página principal da sua App, selecione o ícone do serviço Girabairro (Rota livre);
  2. 2. Clique na caixa “Para onde”, localizada na parte superior do ecrã principal da App;
  3. 3. Preencha a caixa de texto com o local de destino que pretende e clique em Concluído;
  4. 4. Clique sob o botão procurar;
  5. 5. Seleccione a viatura Girabairro;
  6. 6. Escolha a forma de pagamento (crédito ou dinheiro);
  7. 7. Clique em solicitar motorista;
  8. 8. Aguarde por 30 segundos pela licitação (oferta) dos motoristas;
  9. 9. Após a apresentação das ofertas, escolha o motorista com a proposta que pretende;
  10. 10. Clique sob o botão “Confirmar motorista”;
  11. 11. Forneça ao motorista o código de segurança para o início da viagem.
11. Como carregar a minha carteira digital mobi?
Para carregar a sua carteira digital, dirija-se a um revendedor autorizado pela MOBI ou obtenha o código de referência a partir da App mobi – Passageiro e pague por meio do ATM, Multicaixa Express ou pelo Internet Banking.

Caso deseja pagar pelo ATM ou Multicaixa Express siga os seguintes passos:
  • 1º Passo: Gere uma referência para pagamento na App mobi – passageiro.
Para tal aceda ao menu da App e faça um clique sobre a opção Saldo mobi; De seguida clique em pagamento por referência, insira o montante a carregar e clique em Gerar referência
  • 2º Passo: No ATM ou no Multicaixa Express, selecione a opção pagamentos, pagamentos por referência, insira o código da entidade (378), a referência para o pagamento e o montante;
  • Clique em enviar e aguarde pela notificação da MOBI via App ou por SMS.
12. Como visualizar as minhas viagens?
Para visualizar as suas viagens, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu mobi fazendo um clique sob os três pontinhos localizados no canto superior esquerdo do ecrã principal;
  2. 2. Clique sob a opção “Minhas viagens”;
  3. 3. Seleccione o tipo de serviço do qual deseja consultar as viagens;
  4. 4. Alterne o dia, mês e ano afim de encontrar a informação desejada.
13. Como transferir saldo para outro passageiro mobi?
Em caso de transferência de saldo entre passageiros, siga os seguintes procedimentos:  
  1. 1. Aceda ao menu mobi fazendo um clique sob os três pontinhos localizados no canto superior esquerdo do ecrã principal;
  2. 2. Clique sob a opção “Transferência de saldo”;
  3. 3. Digite o número d telemóvel do passageiro destinatário;
  4. 4. Digite o montante de saldo a transferir;
  5. 5. Clique sob o botão “Transferir”.
14. Em caso de emergência, como acionar o contacto de emergência na App mobi?
A App mobi dispõe de duas alternativas para os contatos de emergência:
  1. 1. O utilizador pode fazer o uso do botão de pânico localizado no canto superior direito do ecrã principal da App passageiro (possui o formato de uma sirene) e automaticamente acionar o contacto do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública);
  2. 2. Para os casos em que o passageiro se encontra com uma viagem em curso, poderá fazer o uso do botão “Ligar para o número de Emergência” localizado na parte inferior da tela de viagem em curso.

Para os Proprietários

01. Sou proprietário de uma viatura. Como aderir à mobi?
A adesão à mobi é feita obedecendo os seguintes procedimentos:
    1. 1. Aceda a hiperligação proprietário.mobi.co.ao e clique em “Regista-te”;
    2. 2. Preencha os dados requeridos e submeta a informação clicando sob o botão “Registar”;
    3. 3. Aguarde pela verificação e aprovação da mobi.
02. Como associar um novo motorista na minha conta mobi proprietário?
Para associar um novo motorista, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Associar novo motorista”;
  2. 2. Seleccione o código telefónico do país pelo qual pertente o número do motorista. Por exemplo, para Angola o código é +244;
  3. 3. Digite o número do telemóvel do motorista associado à conta mobi;
  4. 4. Clique em Procurar;
  5. 5. Após o retorno dos dados do motorista procurado, clique em “Associar motorista”.
03. Como registar o meu veículo (viatura ou motorizada) na plataforma mobi?
Para registar um novo veículo, siga os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Gestão de Veículos”;
  2. 2. Clique sob o botão adicionar, localizado no canto superior direito da Página “Gestão de Veículos”;
  3. 3. Seleccione o tipo de serviço do qual o Veículo poderá operar;
  4. 4. Preencha os demais dados requeridos e clique em “Enviar”.
04. Como atribuir um veículo a um motorista?
A atribuição de veículos obedece ao seguinte procedimento:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Gestão de Veículos”;
  2. 2. Clique sob a barra “Filtro de pesquisa”, localizada na parte superior da página resultante do passo 1;
  3. 3. Seleccione o tipo de serviço pelo qual o veículo opera ou insira simplesmente o número da Matrícula do Veículo;
  4. 4. Clique em “Aplicar filtros”;
  5. 5. Na tabela resultante, localize a matrícula do veículo pretendido;
  6. 6. Clique sob o link “Atribuir motorista” localizado no final da linha do registo veículo;
  7. 7. Seleccione o(s) motorista(s) que pretende atribuir ao veículo e clique em “Atribuir”.
05. Como desvincular um motorista de um veículo?
A desvinculação de um motorista a um veículo específico obedece ao seguinte procedimento:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Gestão de Veículos”;
  2. 2. Clique sob a barra “Filtro de pesquisa”, localizada na parte superior da página resultante do passo 1;
  3. 3. Seleccione o tipo de serviço pelo qual o veículo opera ou insira simplesmente o número da Matrícula do Veículo;
  4. 4. Clique em “Aplicar filtros”;
  5. 5. Na tabela resultante, localize a matrícula do veículo pretendido;
  6. 6. Clique sob o número existente na coluna “Motoristas associados” na linha onde se encontra a matrícula do veículo pretendido;
  7. 7. Na lista resultante, identifique o motorista que pretende “Desvincular” e Clique sob o Link “Desassociar”.
06. Como transferir a minha facturação para uma conta bancária?
A transferência da facturação dos veículos afectos ao proprietário requer os seguintes procedimentos:
  1. 1. Adicionar os dados bancários no perfil do Proprietário, com base nos seguintes passos:
  2.   a.  Aceda ao Menu perfil da sua conta Proprietário, localizado na parte superior direita da Página principal da Aplicação do Proprietário;
  3.   b.  Clique em “Detalhes bancários”;
  4.   c.  Preencha os dados requeridos e clique em “Enviar”.
  5. 2. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Envio/histórico de débitos”;
  6. 3. Insira o valor que deseja transferir para o IBAN indicado;
  7. 4. Clique em “Enviar pedido”.
07. O que é um contrato?
O contrato é um acordo estabelecido entre o Proprietário e o Motorista, resultante da utilização de um ou mais veículos na prestação do serviço de táxi.
08. Como criar um contrato com o meu motorista?
Para a celebração do contrato, o proprietário deve obedecer aos seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Gestão de Contratos”;
  2. 2. Clique em “Novo Contrato”;
  3. 3. Insira o nome do motorista pelo qual deseja estabelecer o contrato;
  4. 4. Seleccione a matrícula do veículo associado ao motorista em referência;
  5. 5. Escolha o tipo de contrato (diário, semanal ou mensal);
  6. 6. Insira o valor do contrato;
  7. 7. Clique em enviar.
09. Como rastrear os veículos sob a gestão do Proprietário?
Nota: o rastreio do veículo é feito com base no GPS do telemóvel do Motorista. Para tal, são requeridos os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do proprietário e clique em “Rastrear meus veículos”:
    1.   i. O proprietário poderá localizar o veículo pretendido mediante a matrícula do veículo, bastando inseri-la no filtro localizado à esquerda do mapa;
    2.   ii. Em caso de ser necessária a actualização dos dados do posicionamento das viaturas, poderá fazê-lo clicando sob o botão “Actualizar dados do mapa”, localizado na parte superior direita do mapa;
    3.   iii. O proprietário pode de igual modo aumentar ou reduzir o “ZOOM” do mapa, clicando sob os botões “+” ou “-” localizados na parte inferior do mapa.

Para os Revendedores

01. Como me tornar num revendedor de saldo mobi?
A adesão para Revendedor de saldo mobi é feita obedecendo os seguintes procedimentos:
  1. 1. Aceda a hiperligação revendedor.mobi.co.ao e clique em “Regista-te”;
  2. 2. Preencha os dados requeridos, incluído as fotos de perfil, do documento de identificação e submeta a informação clicando sob o botão “Registar”;
  3. 3. Aguarde pela verificação e aprovação da mobi.
02. Como carregar a minha conta mobi?
Para carregar a sua conta de revendedor mobi, obtenha o código de referência a partir da Aplicação do Revendedor e pague por meio do ATM, Multicaixa Express ou pelo Internet Banking.

Caso deseja pagar pelo ATM ou Multicaixa Express siga os seguintes passos:

  •  1º Passo: Gere uma referência de pagamento para o pacote que deseja adquirir.
  • – Para tal, aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do revendedor e faça um clique sob a opção Planos Disponíveis. De seguida, escolha o plano que deseja adquirir e clique em Comprar;
  • – Seleccione a forma de pagamento (por referência);
  • – Confirme o valor a pagar e clique em Gerar número de referência.
  • 2º Passo: No ATM ou no Multicaixa Express, selecione a opção pagamentos, pagamentos por referência, insira o código da entidade (378), a referência para o pagamento e o montante. Clique em enviar e aguarde pela notificação da MOBI via App ou por SMS.
03. Como efectuar a venda de créditos mobi?
A venda de créditos mobi pode ser feita clicando sob a opção “Nova Recarga”, que pode ser encontrada no menu lateral esquerdo da Aplicação ou por via da opção “Nova Recarga” localizada no ecrã principal da Aplicação do Revendedor;

De seguida:
  1. 1. Insira o contacto telefónico do passageiro do qual deseja efectuar o carregamento;
  2. 2. Clique em Procurar;
  3. 3. Insira o montante de recarga que o passageiro deseja adquirir;
  4. 4. Seleccione a forma de pagamento (dinheiro ou cartão);
  5. 5. Clique em “Enviar”.
04. Como chamar um mobi táxi ou um moto táxi para o meu cliente a partir da aplicação do Revendedor?
A chamada de taxi a partir da Aplicação do Revendedor, está disponível apenas para os serviços mobi de Rota livre (mototaxi, mobi taxi e Gira-bairro de rota livre).

Para tal, siga os seguintes procedimentos:
    1. 1. Aceda ao menu lateral esquerdo da Aplicação do revendedor e clique em “Reservar Viagem”;
    2. 2. Insira o número do telemóvel do passageiro que pretende solicitar o serviço de táxi;
    3. 3. Clique em Procurar;
    4. 4. Escolha o tipo de serviço mobi que o passageiro pretende;
    5. 5. Digite o Local de Origem e o Local de Destino;
    6. 6. Clique em Solicitar e aguarde pelas ofertas dos motoristas;
    7. 7. Confirma a oferta do motorista que deseja;
    8. 8. Forneça ao motorista o código de segurança enviado para o seu telemóvel para o início da viagem.